Uma iniciativa inovadora nacional
O projeto da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) teve início em setembro de 2011, na 143º reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), realizada em Manaus. Os secretários entendiam que o modelo que vinha sendo adotado para controle das operações do varejo deveria ser aprimorado para melhor atender as necessidades dos envolvidos no processo: fisco e contribuintes.
Partindo da experiência de sucesso da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), modelo 55, foram estabelecidas as seguintes premissas:
- Convergências com os padrões tecnológicos da NF-e;
- Não obrigatoriedade hardware e software homologados pelo fisco;
- Redução do custo Brasil;
- Partição da inciativa privada no projeto.
O Encontro Nacional dos Coordenadores e Administradores Tributários (ENCAT) foi encarregado pelo desenvolvimento dessa nova solução.
A 1ª NFC-e do Brasil foi emitida no Amazonas

Desde o início do projeto, o Amazonas ocupou uma posição de destaque, cumprindo rigorosamente a atividades propostas, sempre buscando a inovação tecnológica.
No dia 1º de março de 2013 a empresa Casa das Correias, localizada em Manaus emitiu e a SEFAZ/AM autorizou a 1ª Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica do país, inaugurando uma nova era na história tributária brasileira.
O compromisso da SEFAZ/AM é de manter o Amazonas na ponta da implantação deste projeto de grande impacto positivo para o ambiente de negócios e geração de oportunidades.
A partir de 01/07/2013, o sistema foi liberado para todos os contribuintes e desenvolvedores, inscritos no cadastro de contribuintes do estado. A meta da Sefaz é que até o final de 2014 todos os estabelecimentos varejistas tenham adotado a NFC-e.
Empresas participantes do Projeto-Piloto
Amazonas:
- Mirai
- Casa das Correias
- FarmaBem
- Atack
- Comepi
- Grupo Braga
Outros Estados:
- Wallmart
- Pão de Açucar
- Marko
- Lojas Renner
- Tok&Stok
- Lojas Riachuelo
- BR Distribuidora
- City Lar